Merchandising: conheça melhor esta ferramenta!

Pesquisa aponta que a decisão de compra ocorre no PDV
junho 13, 2019

Atualmente, o Merchandising é algo muito complexo, que procura acompanhar todo o ciclo de vida de um produto, desde a sua imagem para os PDVs até o acompanhamento de seu desempenho diante dos consumidores.

É considerada a mídia mais rápida e eficaz.

Abaixo segue algumas dicas para se planejar um bom Merchandising.

  • Descobrir qual a imagem visual que seu produto tem no PDV;
  • Encontrar um diferencial entre o seu produto aos dos concorrentes;
  • Atender as necessidades do seu público alvo;
  • Planejar objetivos para os PDVs e porcentagem esperada de vendas;
  • Analisar todos os resultados de ações nos PDVs, para saber os erros e acertos;
  • Sempre agregar valor ao produto com degustações, promoções e demonstrações;
  • Investir em novidade;
  • Criar materiais simples e fáceis de montar;
  • Agilidade para repor estoques;
  • Conversar muito com a equipe de merchandising, pois eles ficam 90% do tempo dos PDVs e têm informações valiosas para lhe passar;
  • Flexibilidade e descentralização de decisões.

É uma ferramenta que quando utilizada corretamente traz resultados surpreendentes, envolve planejamento, ambiente, sons, cores, comunicação visual e equipe de vendas. Merchandising é um dos recursos mais antigos de marketing, envolve profissionais atentos a todos os detalhes, a começar pela ambientação, exposição e disposição dos produtos.