Pesquisa aponta que a decisão de compra ocorre no PDV

Comportamento do consumidor diante da ausência de sua marca preferida
junho 13, 2019
Merchandising: conheça melhor esta ferramenta!
junho 13, 2019

Aquela listinha organizada em casa nem sempre resiste às boas estratégias do lojista. Prova disso é: 76% dos produtos adquiridos pelos clientes são decididos no PDV, sendo a compra real 125% maior que a planejada. Essas porcentagem foram revelados pela pesquisa “O comportamento do consumidor em super e hipermercados”, encomendada pelo Popai Brasil ao instituto Ibope Inteligência.

A amostra reuniu 62 lojas das principais capitais brasileiras, incluindo Porto Alegre, bem como 1.860 entrevistados. O estudo ainda apontou, que a presença masculina tem aumentado nos canais de vendas, chegando a 32% neste ano. As classes B e C consistem nas maiores frequentadoras de super hipermercados e passam a substituir, cada vez mais, as famosas aquisições mensais por compras de reposição.

O Quesito felicidade, por sua vez, diminuiu em relação a análises anteriores. Em 2010, apenas 15% afirmou ir sempre a mesma loja – um número bem inferior se comparado aos 40% de 2004 e 58% de 1998. Já a escolha pelo PDV leva em conta a proximidade de casa (72% das respostas) ou do trabalho. Cerca de 70% dos entrevistados vão às compras sozinhos, enquanto apenas 30% dos shoppers costumam se dirigir ao super acompanhados.